7 de septiembre de 2023

Slow Horses | Apple TV+ | Sobre seres tóxicos e cancelamento

Rejeitados, tóxicos, indesejáveis, perdedores e outros adjetivos depreciativos que qualquer manual de assédio moral censuraria categoricamente.

Pois é, eles são os "slow horses" ou em tradução livre, os pangarés.

Os excluídos do MI5 que ninguém quer por perto. Ou porque pisaram feio na bola ou porque são rebeldes demais para aceitarem todas as regras do sistema.

Excelente seriado com elenco de peso. Um seriado sobre espionagem que traz à baila os reflexos da queda do muro de Berlim - não porque não exista material mais atual - mas porque a guerra de inteligência entre Oriente e Ocidente continua relevante e a causar vitimas. 

Mas falando em tóxicos ou utilizando um termos mais atual: cancelados!

Mais de uma vez, fui cancelado por pessoas ao meu redor. E sempre por acusações das quais nunca consegui me defender. Não porque não tivesse o que alegar em minha defesa e sim porque as acusações eram veladas, feitas de forma sorrateira e covarde, à boca miúda, pelas costas. E quase sempre por pessoas que se diziam amigas ou parceiras...

A primeira vez, foi nos tempos da Universidade, quando inventaram que era infiltrado das forças de repressão, dedo-duro, alcaguete da Polícia Federal.

Na segunda, nem sei de fato os motivos. Só sei que muitos, se não a maioria, me deu as costas, começou a me ignorar, me dar gelo e parar de falar comigo.

Já é sabido que não podemos misturar as coisas e achar que colega de trabalho é amigo, mas viver no escritório por 5 dias da semana, 8-10 horas ao dia - gera cumplicidade. E após várias doses no Happy Hour , tudo vira uma coisa só.

Imagino o que pode ter sido, mas como diria o poeta, é melhor sofrer uma injustiça do que comete-la.