22 de junio de 2023

An Officer and a Spy / J'accuse / Militares e o golpe

 

Em tempos de militares golpistas, o filme J'accuse é mais do que relevante. Como não lembrar das trapalhadas do Exército Brasileiro quando vemos um filme onde coronéis e generais são pegos envolvidos numa tramoia para culpar um inocente de espionagem.

O mérito de Polansky é esse. Trazer à tona, de forma delicada mas pungente, tudo aquilo que houve de errado no processo de expulsão de Dreyfus.

Tudo para defender a suposta honra do Exército, da República, do País. O "espitu du corps" justifica tudo. Ninguém pode ser culpado porque caso contrário, todos seríamos culpados.

O planejamento do golpe tupiniquim representa muito bem tudo isso. Em nome de valores ultrapassados e fascistas, tudo vale para impor um governo de extrema-direita. Azar da população que eles dizem defender. Os golpistas são seres superiores que estão isentos de culpa e sabem o que é melhor para a maioria. Mesmo que depois se prove com fatos concretos que tudo não passa de uma forma vil de acobertar o desmando, a corrupção, a ineficiência e mediocridade.

Tanto o Exército Brasileiro como o Francês de 120 atrás - são iguais nesse afã de defender os seus interesses contra tudo e contra todos.

E como já escrevi anteriormente, os judios de ontem são os petistas de hoje, os comunistas, os socialistas, o MST, etc. Tudo serve para amedrontar as massas e justificar alguém supostamente forte,  incorruptível, um Messias no poder.