18 de julio de 2011

¿Por que los brasileños no reaccionan ante la corrupción de sus políticos? Ou o novo significado de Caetanear

Acordei com a macaca hoje. E o meu humor piorou muito depois de ouvir a @radiobandnewsfm e ficar sabendo das besteiras ditas por Caetano Veloso e por causa da indignação seletiva de alguns jornalistas picados pela soberba. Por tal motivo, decidi me apropiar do neologismo "caetanear" e a partir de agora, o seu significado será falar besteira, dizer idiotices travestidas de um intelectualismo atravessado, torpe. São membros dessa generosa trupe, entre outros, o FHC, o anchorman Ricardo Boechat e o próprio Caetano. Li agora pouco o artigo de Caetano no jornal O Globo e entre outras pérolas de sabedoria ele reclama da falta de indignação dos jovens brasileiros contra a corrupção (fazendo eco ao apelo do também desinformado jornalista espanhol Juan Arias). Eu respondo, e os protestos em Natal contra a prefeita Micarla de Sousa, do mesmo partido da candidata presidencial de Caetano? Protestos no norte e/ou nordeste não contam? Não vou citar mais exemplos, pois o meu tempo é ouro (e estou em horário de trabalho). É trata-se de um trabalho formal - algo que o brasileiro iletrado (termo usado por Caetano) começou a conhecer com o governo do tão criticado Lula. E que o Caetano e os conterrâneos do Juan Arias desconhecem. O primeiro - por viver de uma arte beneficiada por incentivos fiscais e o segundo, devido ao enorme desemprego na Espanha. Em tempo, o nosso querido hermano Juan poderia pesquisar melhor e descobrir que por trás da indignação do jovens na Europa há o desemprego, ou melhor, é o desemprego, idiota!