5 de septiembre de 2010

A Origem

Dormi no filme. E sonhei que estava escrevendo uma crítica do filme, mas me perdi todo e acabei dormindo e sonhei que estava escrevendo sobre um filme que fala de um filme dentro de um filme, onde o personagem sonha que está sonhando em fazer um filme sobre dormir nos filmes...
Enfim é como aquela história que lembro ter visto em "Planeta dos Macacos" (o original): um artista que pinta um quadro onde tem um artista que pinta um quadro de um artista que está pintando um quadro... A história é infinita e as possibilidades idem. 
E a grande sacada do filme de Cristhoper Nolan é tornar plausível algo totalmente inverossímil. Tal Matrix onde a realidade era virtual, ou o filme supracitado, onde a realidade estava no futuro possível. A vida é sonho já dizia Calderón de la Barca. E se estamos sonhando ou vivendo de fato uma realidade concreta, não é algo tão simples. É preciso ir além do provável, do conhecido, das aparências.
Adorei o filme, principalmente quando acordei. A trilha é soberba, digna de um Oscar. Recomendo. Não durma. E se dormir, assista de novo. E como diria um reclame antigo, embarque na fantasia, no delírio, na loucura do diretor. Faça de conta que se trata de um filme francês dos anos sessenta, um Godard, ou um Gerald Thomas, um Lynch, com tiros, perseguições e muita adrenalina.
Leia mais:
http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,a-origem-um-filme-complexo-e-fascinante,590895,0.htm