Agora que a bolha financeira estourou de vez é chegada a hora de ver se os heróis do mercado financeiro são heróis mesmo ou simplesmente não passam de figuras de papelão, capas de revista, best sellers ou são puro marketing. É fácil crescer astronomicamente durante a bonança. Difícil é se manter na crista da onda depois da tempestade. E a imprensa adora criar e divulgar exemplos de sucesso individual e esquecem que muitos duram muito, muito pouco (Eike, Ghosn etc). A conferir.
Pastiche. Cópia mal feita dos filmes de Tarantino. Ouvi de tudo. Mas de fato o que não me agradou é o maniqueísmo que permeia o seriado como um todo. Judeus de um lado e Nazistas do outro. Sem falar que cada personagem tem uma história, uma origem super mal contada. Muitos cabos soltos, violência gratuita, excessos e verosimilhança zero. Mas nada contra o seriado brincar com assunto tão sério e doloroso, pois a Arte não aceita ou não deve aceitar limites.
De 1918 a 1939 o mundo deu uma reviravolta total e se 1a Guerra Mundial deveria de ser a última grande guerra foi - ao contrário - o caldo de cultivo da serpente do nazismo. A estupidez e tudo aquilo que temos de pior dentro de nós aflora na década de 40 e mata milhões. E aí que entra Jojo Rabbit para fazer um contraponto e uma sutil crítica aos extremismos e cultos de personalidades doentias. Um filme lindo, que emociona, faz chorar e merecia um Óscar por tentar derrubar os muros e paredes da intolerância...
Chief Klough: Don't you dare say what you said to the boys back there again, 'I don't know.' Those three words will kill a crew, dead as a depth charge. You're the skipper now, and the skipper always knows what to do whether he does or not.
Nada como o Olhar Feminino em maiúsculas. Fascinante e arrebatador. Daqueles filmes que você vê e tenta saber mais. Como foi feito? Quem são as atrizes, a diretora, os bastidores, a música. O amor impossível, a divisão de classes, o feminino e suas nuances, os dissabores, desafios e tragédias. A cumplicidade e a dor andam juntas, se misturam e se transformam em algo libertador nas mãos da arte.
O filme comeca devagar quase parando. Toma jeito depois da metade com uma solução previsível mas inesperada. Callum Turner é terrible, mas a Kate salva todas as cena quando aparece e desagrega todo mundo.
"...the best lack all conviction, while the worst are full of passionate intensity" Yates - Lou Reed
I Aviões são como torres negras que desabam num triz. Intrépidos e cambaleantes. Desafiam a gravidade. Até o sol se pôr. Seres espaciais assintomáticos e infelizes. Que corroem por dentro. Apanharam quando crianças. Usam a agressividade e choram em silêncio. II Dulcineia megera Teima em seduzir quem não merece Corre atrás de cavalheiros de papelão. E pretendentes mais sábios perdem por esperar insípidos e verborrágicos. Pernas brancas Pés de porcelana. Uma carpa enfeita a coxa em mil cores e some somem em triste despedida como lágrimas na chuva. III Aviões são como armas brancas. Em mãos inábeis. Cortam, machucam e só.