11 de febrero de 2019

BandNews FM: Ricardo Boechat - #RIPBoechat

Desabafo 1 - Grandes Jornalistas (com J maiúsculo) que de alguma forma me influenciaram: Paulo Francis, Ricardo Boechat e Mino Carta (e torço para que o Mino tenha muitos e muitos anos pela frente). 
Desabafo 2 - Há mais de 10 descobri a Band News. Virei fã de carteirinha. Mas com o tempo fiquei enfastiado. 
O Brasil passou por poucas e boas (e continua ainda na pior) e - do meu ponto de vista - Boechat e a Band não se posicionaram claramente contra muita estupidez e injustiça. E a gota d'água foi ver o Boechat na TV, lendo um editorial da Band ao vivo, defendendo o ponto de vista do grande empresariado, quer dizer, dos famigerados patrões. 
Parei de ouvir a BandNews. Deixei de ver o telejornal (todas as emissoras sem exceção) e continuei com a vida. 
Gostar de alguém traz certos compromissos que se sobrepõem muitas vezes ao interesse coletivo. E por mais que o Boechat tenha sido um excelente jornalista e ótima pessoa, a indignação seletiva dele, a defesa do voto nulo, a pegação no pé da Dilma, Lula e o PT - em momentos críticos da política nacional - me levaram a não gostar mais. 
E mesmo que a minha importância no cenário mundial seja ínfima, penso que não compactuar, manter os princípios e deixar de ouvir, ler e ver certos veículos de comunicação é mais do que um direito - é uma obrigação.


Cansado de ouvir a CBN toda manhã? 
Cansado da equipe soturna e mal-dormida de Heródoto Barbeiro e Cia? 
Cansado dos comentários pró-Serra e anti-Lula? Então mude o dial para 96,9 e ouça a BandNews FM. O bom jornalismo feito por uma equipe divertida e dinâmica.
Publicado originalmente em 07/11/08.