31 de julio de 2014

São Paulo é grande, mas o meu mundo é pequeno...



Pra quem veio de fora ( e não só de outro estado, mas também de outro país), viver em São Paulo é um estranhamento e tanto.
Mas algumas generalizações são quase sem dúvida frequentes e infelizmente diárias.
Por exemplo, assim como a morte de um garoto de periferia não causa mais comoção (independente das circunstâncias), a crise d`água na cidade só virou manchete quando afetou um bairro de classe média alta. Meses a fio, as redes sociais denunciaram o velado racionamento por parte da Sabesp em bairros afastados, mas, obviamente, 
a imprensa oficial fez pouco caso.
Por outro lado, o quê dizer da segurança?
Não basta ir muito longe para sabermos que há algo de podre e isso já é uma constante que só piora há mais de vinte anos.
Aqui na vila onde moro na região da Saúde, uma empresa de segurança particular que alugava um sobrado tempos atrás, hoje aluga mais dois e a tendência, pelo visto, é crescer mais.
Alguém irá discordar que isso é uma prova de que o Estado perdeu o controle?
E quem lucra com tudo isso?
O caos do transporte público, a mercantilização da medicina/doenças, viajar obrigatoriamente pra qualquer lugar nos feriados, ir a eventos de pseudocelebridades apenas por falta do que fazer, poluição, falar mal dos vizinhos, viver em shoppings, criar um blog, casar por conveniência, desperdiçar horas e horas no trânsito, comer porcarias que estão na moda, ficar em intermináveis filas, comprar o último modelo de smartphone... Estudar em faculdade ruim, mas cara, manter amizades por interesse, fazer academia, adular atores ou jornalistas da TV, desprezar o contato físico e preferir a conversa íntima, embora virtual, fazer uma cirurgia plástica, e the last but not the least, aguentar empregos medíocres e lidar com chefias mais medíocres ainda.
Você identificou-se em algum momento?
Então, ou você já mora em São Paulo ou está pronto para enfrentar esse estilo de vida.
Mas não reclame, ou melhor, reclame, filme tudo e poste no YouTube.