17 de julio de 2010

NET Fone via Embratel = A maior fria!


O NET Fone via Embratel (telefonia via cabo) é uma roubada, pois não alerta os seus clientes de que todas as chamadas são tarifadas a partir do atendimento. A Anatel, infelizmente, deixou isso passar e está acontecendo o seguinte absurdo:
Mesmo que a ligação local para fixo não tenha sido tecnicamente completada (atendeu, caiu), o cliente paga 1 minuto. Ou se a ligação local para celular for atendida por uma mensagem eletrônica, avisando que a mesma irá cair numa caixa postal, o cliente paga 30 segundos.
Em outras palavras, toda ou qualquer ligação tentativa de 1 e 2 segundos está sendo tarifada. Algo que vai de encontro à prática normal de outras operadoras que só faturam as ligações a partir do terceiro segundo.
Os atendentes tanto da Net como da Embratel não sabem informar sobre essa "particularidade". O site não fala disso em lugar algum:
http://www.embratel.com.br/Embratel02/cda/portal/0,2997,RE_P_8491,00.html
http://www.embratel.com.br/Embratel02/cda/portal/0,2997,RE_P_3124,00.html
http://nettv.globo.com/NETServ/hotsites/netfone/

Não é uma denuncia vazia. Pesquisei bastante sobre o assunto e como antigo funcionário de uma empresa de Telecom conheço o tema. Fui atrás, reclamei de todas as formas possíveis e depois de muita burocracia da Anatel (e ter que pagar pelas cópias), consegui o descritivo do PAS 036 que diz respeito ao Plano Alternativo Net Fone via Embratel. Lá de fato consta a cobrança de todas as ligações e após consulta ao IDEC, isso caracteriza abuso econômico. Estou vendo com o IDEC a possibilidade de impetrar uma Ação Civil Pública, pois segundo dados da imprensa, existem mais de 2 milhões de usuários do Net Fone e mais um tanto de usuários do Plano Livre da Embratel (lembrando que a Net e a Embratel pertencem ao mesmo grupo do homem mais rico do mundo, Carlos Slim).http://www.brasileconomico.com.br/noticias/fusao-da-america-movil-e-telmex-tera-efeito-no-brasil_75029.html