8 de marzo de 2007

Apesar de Bush e Cia - Parabéns!

Dia Internacional da Mulher

Antigamente, as mulheres não podiam votar, não eram valorizadas pelo seu trabalho e ainda por cima recebiam um salário menor que o dos homens, mesmo que fizessem a mesma coisa. E quando chegavam em casa, ainda tinham que cuidar da família.

No dia 8 de março de 1857, algumas operárias organizaram a primeira manifestação pelos direitos das mulheres. Isso aconteceu numa fábrica lá em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Elas queriam a redução da jornada de trabalho de 14 para 10 horas diárias e o direito à licença-maternidade. Só que atearam fogo no galpão onde elas estavam e 129 mulheres morreram. Por causa dessa tragédia, em 1975 as Nações Unidas decidiram que 8 de março seria o Dia Internacional da Mulher.

Hoje em dia, a gente sabe que as mulheres podem fazer a mesma coisa que os homens ou até ocupar cargos mais altos e merecem ganhar o mesmo salário que eles. Afinal, homens e mulheres têm os mesmos direitos.

O certo mesmo é que todos os dias fossem dia tanto do homem quanto da mulher. Mas o problema é que as mulheres ainda sofrem preconceito no mercado de trabalho e na hora de exigir seus direitos. Se não existisse esse preconceito, não seria preciso criar uma data especial para elas. Mesmo assim, acho legal ter uma data em homenagem às mulheres que lutaram e ainda lutam por uma vida melhor.

Copyright ©2002-2007 Ziraldo e Portal Educacional.

No hay comentarios:

Blog Archive